Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s

No ambiente de trabalho, é dever de toda e qualquer empresa zelar pela saúde e proteção do seu funcionário fornecendo os EPI's adequados e necessários para cada função

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Por quê contar com Equipamentos de Proteção Individual - EPI’s?

Em termos de proteção no ambiente de trabalho, é dever de toda e qualquer empresa promover a conscientização pelo uso contínuo de seus funcionários de todos os EPI's fornecidos pela empresa. Isso se deve ao fato de, além de garantir a integridade física de todos os trabalhadores, só assim é possível reduzir o número de acidentes de trabalho e ainda problemas futuros com indenizações indevidas devido a caracterização de trabalho insalubre.

Mas, afinal, como proporcionar esse tipo de proteção de forma eficaz? Conheça mais sobre os Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s!


Quais são os EPI’s?

A sigla EPI, que significa Equipamento de Proteção Individual, representa “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”, de acordo com a Norma Regulamentadora nº 06 (NR-06) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Por conta disso, esses equipamentos são os responsáveis pela proteção e integridade dos funcionários de uma obra, indústria ou fábrica, por exemplo, onde os riscos de acidentes são maiores do que em escritórios onde a exposição a agentes insalubres ou riscos de acidentes são maiores do que em ambiente tipicamente administrativo.

Alguns exemplos dos Equipamentos de Proteção Individual mais conhecidos são: capacete de proteção, óculos de segurança, protetor facial, protetor auricular do tipo plug ou concha, máscara de proteção respiratória, luvas de proteção e ainda calçados de segurança.


Quais são os deveres da empresa?

Para que a saúde e bem-estar dos seus funcionários possam ser asseguradas de maneira adequada, existem algumas responsabilidades que devem ser cumpridas de acordo com a NR-06.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que todo e qualquer EPI deve ser entregue para o funcionário sem nenhum ônus, ou seja, sem cobrar nada ou descontar de seu salário. Além disso, os EPI's fornecidos devem possuir o Certificado de Aprovação (CA), obrigatório em todo o território nacional.

Tendo isso em vista, as outras responsabilidades da empresa em relação ao EPI, segundo o item 6.6.1 da NR-06, são:

  • Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade que o funcionário irá exercer;
  • Exigir que o funcionário use os EPI’s fornecidos;
  • Orientar e treinar o funcionário sobre o uso correto, assim como a sua conservação, para que o equipamento recebido seja eficiente e alcance o resultado esperado;
  • Efetuar a substituição do EPI caso ele seja danificado ou extraviado;
  • Realizar a higienização e manutenção periódica;
  • Informar o MTE em caso de qualquer irregularidade observada;

Fazer o registro de que o EPI foi fornecido ao funcionário é essencial à empresa. Esse registro pode ser feito por meio de livros, fichas ou algum sistema eletrônico. Isso é importante porque, caso aconteça um acidente de trabalho, ou ainda, fiscalização através de perito do juízo, a empresa pode provar que está promovendo a proteção do funcionário de acordo com a Lei, fornecendo todos os EPI's necessários à proteção do trabalhador.


Descarte adequado

Tão importante quanto fornecer e orientar os seus funcionários a conservarem de forma correta os EPI’s, é também o seu descarte. A empresa deve conhecer o ciclo de vida do produto para que seja possível realizar o descarte adequado, fazendo com que a saúde do trabalhador esteja garantida, assim como a preservação do meio ambiente.

Em situações laborais onde o funcionário tem que manusear substâncias tóxicas, por exemplo, com a ajuda de um EPI como uma máscara com filtro, esse filtro pode ter absorvido materiais químicos que podem prejudicar tanto a saúde de quem está usando o EPI quanto o local onde for descartado.


Como adquirir EPI’s de qualidade?

Os Equipamentos de Proteção Individual são estudados, analisados e testados previamente para que seja possível garantir uma eficiência adequada, além de serem fabricados de maneira a serem apropriados em relação a riscos ambientais e bem-estar dos funcionários.

Por conta disso, é fundamental poder contar com o auxílio de uma empresa de confiança que oriente corretamente na hora de adquirir esses itens para o seu negócio.

Na CESTAP você encontra profissionais altamente qualificados para indicar produtos com menor custo e maior proteção, sempre de acordo com as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego. Conte com a nossa ajuda!


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